O QUE SERÁ QUE SERÁ ?!?! – Amélia Jordy (Psicanalista SPRJ)

Escrever sobre o que estamos vivendo, é muito importante! O ser humano tenta explicar tantas coisas, mas em se tratando de sua finitude, não temos muito como explicar. No momento estamos nos empenhando em preencher um vazio, que entretanto está cheio de tantas coisas que prefiro ir nomeando, no intuito de poder falar a respeito DISSO! E talvez ao nomear seja posivel RE-SIGNIFICAR essa vivência tão DIFERENTE!

Interessante que podemos, no entanto dar para essa situação que chamamos de CORONA VÍRUS, QUARENTENA, toda uma explicação racional, científica, que estudamos! Mas o que realmente estamos vivendo!

Certa vez uma pessoa me disse que se sentia como: “UMA CASA À BEIRA DO RIO”. O que parece ser uma analogia muito interessante para refletir sobre o sentimento de MEDO e VULNERABILIDADE! Estamos como o rio fluindo, vivendo, mas nos sentindo como uma casa à beira do rio. E cada um, cada pessoa é que poderá se dizer como viver ISSO! Como experimenta este fato que acontece de forma inesperada.

Nesse contexto torna-se necessário entrar em contato com nossos sentimentos, principalmente os já mencionados aqui, ou seja MEDO, VULNERABILIDADE e IMPOTÊNCIA, buscando na vida, nas relações afetivas um transcorrer mais favorável.

Interessante como o contato humano fica afetado por tudo isso. Assim podemos pensar que algumas pessoas ficam mais sensíveis à tudo ISSO e procuram se agrupar entorno de uma tarefa que as unam, como na busca do bem estar. Ou na dedicação a algo importante para si. Ou em uma função que possam ou devam desempenhar. Mas como dar conta do VIVER! Como explicar o inexplicável?

No momento ter bom senso e resiliência é OURO em PÓ! Pois é muito importante conseguir ter esperança na vida, no por vir e não se desesperar! Desesperançar!

Não abrir mão da condição humana de sonhar! De se desligar por breves momentos! De se abraçar a possibilidade de pensar em um futuro aonde possam ter mais satisfações do que restrições!

A privação para o ser humano é realmente muito dificil.

Ter esperança, fé na vida é muito importante.

Mas nem todos conseguem isso.

(O material publicado é de responsabilidade única de seu autor)

Deixe um comentário