A Formação Psicanalítica - IEP

Por que fazer uma formação em uma instituição filiada à IPA?

A International Psichoanalytical Association é a instituição criada para preservar e difundir o ensino e prática da psicanálise pelo mundo. Estabelece parâmetros básicos que primam pela excelência da qualidade da formação de novos analistas.

A IPA forma uma rede de 12.770 analistas e 5.237 analistas em formação (candidatos), contemplando a diversidade de visões psicanalíticas e culturais, com constante interação e trocas científicas.

A SPRJ, sociedade filiada à IPA, foi fundada em 1955 e é a segunda mais antiga do Brasil. Oferece formação em psicanálise para médicos e psicólogos que desejem se dedicar ao estudo e prática da psicanálise.

A formação oferecida pela SPRJ se caracteriza pelo consistente estudo da obra de Freud e dos demais importantes autores psicanalíticos, dando a oportunidade ao aluno de conhecer as diversas visões que coexistem na psicanálise.

A formação estrutura-se em três eixos básicos da transmissão da psicanálise: a análise pessoal feita com um analista didata da SPRJ, os seminários teóricos e clínicos durante 5 anos e, por fim, a supervisão de dois casos clínicos, realizada por um psicanalista didata da SPRJ.

A análise pessoal possibilita a compreensão e o aprofundamento do mundo interno. É fundamental para a prática clínica. As supervisões e os seminários clínicos visam aprimorar a escuta do analista em formação, que é o grande diferencial da psicanálise. Ao longo da formação são feitas 150 horas de supervisão em pelo menos dois casos clínicos que são acompanhados por dois supervisores diferentes, proporcionando ao aluno apreender diferentes formas de trabalhar clinicamente.

Durante a formação, o aluno tem a oportunidade de se aprofundar cientificamente, produzir trabalhos anuais, apresenta-los internamente e também em Congressos, além de poder publica-los em revistas científicas. Além desses três eixos, podemos falar do quarto eixo da formação que é o envolvimento institucional, que insere o candidato (a psicanalista) numa ampla rede de trocas entre colegas das diversas instituições ligadas à IPA.

O Processo de Seleção:

Os interessados devem se inscrever na secretaria da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro. Tel: 2543-4998

A Seleção é conduzida por uma comissão específica que encaminhará o candidato para fazer entrevistas com três analistas da SPRJ que serão responsáveis pelo aceite do candidato.