O projeto da SPRJ Solidária foi criado logo  que os psicanalistas da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro perceberam a gravidade desta pandemia que está  se alastrando pelo mundo.
Ficamos pensando no sofrimento psíquico que todos iriam passar e a dificuldade de acesso à ajuda, neste isolamento que sabíamos que viria.
Neste momento, precisamos nos cuidar e nos proteger dessa doença, mas devemos proteger nossa saúde mental. Enfrentaremos medos, angústias, raiva e sensação de vulnerabilidade Necessitamos buscar uma capacidade maior de suportar frustrações para  lidar com as emoções e angústias que sentiremos.
O psicanalista pode oferecer uma escuta sensível e o acolhimento da dor de  quem se sente tão vulnerável, com a sensação de que sua vida está suspensa e fora do seu controle.
Nossa proposta não é de psicoterapia ou psicanálise, mas de um atendimento focal, com uma escuta psicanalítica para as pessoas que estão em crise em função desta pandemia.
Temos tido muitos atendimentos e, de modo geral, as pessoas agradecem dizendo-se mais tranquilas, ao identificar as emoções que não estavam sabendo lidar  e descobrindo suas possibilidades de enfrentar esta realidade.

Para ser atendido  deixe um recado solicitando atendimento,  através do instagram, face ou telefone . Você será contatado para que seja marcado com um psicanalista que o atenderá dentro de 24 horas.

Agora,  estamos abrindo este espaço para dar dicas de como enfrentar o isolamento e temos, também, reflexões que achamos importante compartilharmos.

Rosa Reis
Presidente da SPRJ

O que fazer durante o isolamento?

Videos

Seleção de Peças e musicais do Youtube para relaxar e curtir!

Infantil

Versinhos, literatura, desenhos para colorir para entreter a criançada!

Reflexões sobre o reflexo da pandemia em nós
Links interessantes

E-books gratuítos e de qualidade

Literatura portuguesa:
 
Literatura portuguesa e brasileira:

http://projectoadamastor.org/

Literatura brasileira:
 
Todos os contos de Machado de Assis:
E-books em todas as línguas:
 

Museus (tour Virtual e Coleções online)

1. Pinacoteca di Brera – Milão
 
2. Galleria degli Uffizi – Firenze
 
3. Musei Vaticani – Roma 
 
4. Museo Archeologico – Atenas 
 
5. Prado – Madrid 
 
6. Louvre – Paris 
 
7. British Museum – Londres
 
8. Metropolitan Museum – New York
 
9. Hermitage – São Petersburgo 
 
10. National Gallery of art – Washington

Músicas

1- Metropolitan Opera, New York
Transmissão de óperas on-line gratuitamente
 
2- Digital Concert Hall – Filarmônica de Berlim 
Acesso gratuito por 30 dias a concertos da Filarmônica de Berlim, por meio de aplicativo para celulares, tablets e smart TVs.