Núcleo Comunidade e Cultura

Coordenação Christine Nunes

Nosso Núcleo Comunidade e Cultura vem desenvolvendo o projeto “Livros no Tatame”, criado e executado pela psicanalista Christine Nunes, em duas comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro com a proposta de um espaço para narrativas, para possibilitar às crianças e adolescentes da localidade de darem significados às experiências e a contarem suas próprias histórias, na tentativa de promover condições facilitadoras que incentivem as experiências na dimensão simbólica e favoreçam também uma adaptação criativa à vida.
Em 2015, foi criado o projeto chamado Rede Primeira Infância, sob coordenação da psicanalista Mariangela Relvas Pinto , que é voltado para o desenvolvimento de ações à atenção e promoção de saúde, por meio da prevenção e da intervenção precoce de sinais de sofrimento e risco para o desenvolvimento infantil. O Projeto acontece no ambiente de uma creche em que as crianças passam a maior parte de seu tempo.
Temos , ainda , nossas Rodas de Conversa , atividade aberta para promover encontros sobre temas diversos, abrindo as portas da SPRJ para à comunidade em geral .
Diante da pandemia , realizamos Rodas de Conversa como forma de acolhimento aos profissionais que estão no front de combate à Covid-19.