O projeto da SPRJ Solidária foi criado logo que os psicanalistas da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro perceberam a gravidade desta pandemia que está se alastrando pelo mundo.
Ficamos pensando no sofrimento psíquico que todos iriam passar e a dificuldade de acesso à ajuda, neste isolamento que sabíamos que viria.
Neste momento, precisamos nos cuidar e nos proteger dessa doença, mas devemos proteger nossa saúde mental. Enfrentaremos medos, angústias, raiva e sensação de vulnerabilidade Necessitamos buscar uma capacidade maior de suportar frustrações para lidar com as emoções e angústias que sentiremos.
O psicanalista pode oferecer uma escuta sensível e o acolhimento da dor de quem se sente tão vulnerável, com a sensação de que sua vida está suspensa e fora do seu controle.
Nossa proposta não é de psicoterapia ou psicanálise, mas de um atendimento focal, com uma escuta psicanalítica para as pessoas que estão em crise em função desta pandemia.
Temos tido muitos atendimentos e, de modo geral, as pessoas agradecem dizendo-se mais tranquilas, ao identificar as emoções que não estavam sabendo lidar e descobrindo suas possibilidades de enfrentar esta realidade.
Para ser atendido deixe um recado solicitando atendimento, através do instagram, face ou telefone . Você será contatado para que seja marcado com um psicanalista que o atenderá dentro de 24 horas.
Agora, estamos abrindo este espaço para dar dicas de como enfrentar o isolamento e temos, também, reflexões que achamos importante compartilharmos.
Rosa Reis
Presidente da SPRJ