Psicanálise virtual e enquadres possíveis – Débora Regina Unikowski (Membro Didata SPRJ / Diretoria do IEP)

Psicanálise via Skype ou WhatsApp não é novidade. Recurso utilizado quando um paciente viaja ou se muda temporariamente. Mas quando tanto analista quanto paciente estão em isolamento social? E o virtual é o modo de encontro por excelência?
A psicanálise, preconizada por Freud, tem no discurso, nas associações livres do paciente e na escuta do analista sua matéria prima. Paciente e analista se encontram num enquadre estável, onde o inconsciente emerge e pode ser trabalhado através da transferência do paciente e das interpretações e contratransferência do analista. Esta relação assimétrica permite projeções, introjeções, insights, reedições e ressignificações de angústias primitivas, atualmente alimentadas pelo medo da pandemia.

O analista recebe o paciente levando em conta não só seu discurso, mas todos os aspectos não-verbais subjacentes. Como chega em cada sessão, como se move, que expressão tem seu semblante e assim por diante. Detalhes que não fazem parte de uma ‘check list’, mas que saltam aos olhos do analista cada vez que apresentam novidades, diferenças do habitual.

Através do Skype ou WhatsApp, ao trabalharmos sem vídeo e com fones, buscando reproduzir a relação analista na poltrona e paciente no divã, recebemos as comunicações do paciente de forma diversa. A recepção, através da audição é mais diretamente solicitada. A fala nos penetra, literalmente, através dos fones de ouvido, garantia de privacidade. As pausas, a respiração, os silêncios e as entonações de voz precisam ser diferenciados dos ruídos da internet. O trabalho interno na mente do analista, para manter o enquadre e sua escuta é bem maior e terminamos cada dia de trabalho, enriquecidos pelos encontros e exaustos pelas solicitações internas e externas.

Felizmente temos o sono e os sonhos, tanto os nossos quanto os dos nossos pacientes, para nos embalar e manter viva a comunicação inconsciente.

Débora Regina Unikowski – Membro Didata da SPRJ / Diretora do IEP/SPRJ
Psicanalista de adultos, adolescentes, crianças e bebês

 

(O material publicado é de responsabilidade única de seu autor)

Deixe um comentário