Ao se afastar a Humanidade deu as mãos – Rosely Lerner (Psicanalista Didata SPRJ)

No momento dessa ameaça de morte tão impactante e de efeitos imensamente traumáticos, a humanidade se mobiliza no sentido de buscar elos afetivos e fazer frente a esse inimigo comum. Temos assistido a cenas emocionantes nos mais diversos pontos do planeta. O instinto de vida brada por uma salvação como os partisãs lutaram contra a devastação do nazismo até o fim.
Afastada do meu consultório, continuei a levar dentro de mim o setting analítico com cada paciente nesse momento emergencial. Meu contato tem sido ao telefone, porque assim todos preferiram e porque penso que, dessa forma e não por vídeo, tento me aproximar do que tínhamos anteriormente e acessar, de alguma forma,o mundo interno de cada um.
Cada relação é única, um mundo que se descortina. Por vezes surpresas surgem, uma intimidade antes defendida e que agora vem à tona. Como compreender esse processo diante dessa nova forma emergencial de setting? Estaria o paciente menos ameaçado pelo contato direto que se dá no consultório? Teria assim menos medo de seu aspecto mais violento e destrutivo? Ou estaria se agarrando de forma intensa a essa relação como uma maneira de suportar a solidão nessa ameaça de vida?
Como entender aqueles que já viviam num mundo delirante e paranóico, sem conseguir manter essa forma “tão estranha” de atendimento? Outro tipo de fantasias e ameaças.
Vou seguindo a cada dia, tendo notícias do que ocorre nessa dura realidade.Não há trabalho interno possível sem essa noção. De que maneira cada paciente está vivenciando esse temor de acordo com a sua realidade interna e as suas cores é o que procuro compreender todos os dias, contando com minha possibilidade de sentir, pensar e estar ao lado de meus pacientes da forma mais inteira possível.
Não sabemos o que será depois e nem há condição de prever. Apenas temos a noção de que os próximos dias serão bem difíceis. Contamos com nosso psiquismo e nossa capacidade amorosa e criativa.
Abraços a todos.

(O material publicado é de responsabilidade única de seu autor)

Deixe um comentário